terça-feira, 6 de novembro de 2012

Geovani Muchinski explica o que é ergoespirometria



O triathleta da equipe Data Ro, Geovani Muchinski, explica um pouco mais sobre a ergoespirometria e sua aplicação prática tanto para o atleta como para os praticantes de atividade física não competitiva.O teste ergoespirométrico possibilita determinar variáveis respiratórias, metabólicas e cardiovasculares pela medida das trocas gasosas pulmonares durante o exercício e a expressão dos índices de avaliação funcional.

O consumo máximo de oxigênio e o limiar anaeróbio são os principais indicadores de aptidão funcional cardiorrespiratória, sendo utilizados na prática para diagnóstico e prognóstico de desempenho esportivo. A monitorização do treinamento torna-se um procedimento individualizado, na medida em que são utilizadas a velocidade e a frequência cardíaca do limiar anaeróbio para indicação e diagnóstico do treinamento. A utilização prática da ergoespirometria permitiu, portanto, um saldo de qualidade no método da avaliação e do treinamento esportivo de atletas.


A ergoespirometria é uma avaliação cardiopulmonar. Trata-se de um teste ergométrico associado a uma medida da ventilação pulmonar, gases expirados (O2 e CO2), entre outros parâmetros fisiológicos importantes, avaliados por um analisador de gases, composto por uma máscara facial ou um bocal. (foto anexa)
Em comparação ao teste ergométrico, a ergoespirometria oferece maior número de dados em relação à eficiência respiratória e avalia de forma objetiva a capacidade e/ou limitação ao exercício físico.


O teste hoje é muito utilizado por profissionais que trabalham com atletas já que pode apresentar o consumo máximo de oxigênio consumido pelo organismo, o que indica o desempenho do esportista. A partir do resultado do teste é possível estabelecer um tratamento ou uma prescrição de exercício físico mais eficiente para acelerar a melhora do desempenho e/ou redução de gordura em casos específicos.
Além da importância para quem quer melhorar seu desempenho, a Ergoespirometria pode ajudar a explicar alguns sintomas como cansaço e a falta de ar, oferecendo diagnóstico de uma causa cardíaca, pulmonar ou simples falta de condicionamento físico.
O exame é realizado por dois profissionais, um cardiologista para dar o laudo em resultados ligados a possíveis patologias e um Fisiologista do Exercício para laudar resultados funcionais e traçar metas e limites para treinamentos.
Quanto às respostas metabólicas, o teste nos fornecerá os parâmetros de determinação do gasto calórico no exercício físico, FC Máx. (freqüência cardíaca máxima), FC SubMáx. (freqüência cardíaca submáxima), limiar anaeróbico, limiar anaeróbico 2 e VO2 Máx. (máxima capacidade respiratória).


Indicações


Avaliação funcional de doenças cardíacas e pulmonares.
Avaliação seriada no pré e no pós-transplante cardíaco.
Quantificação do risco de pacientes com miocardiopatias (doença do músculo cardíaco).
Para programar a reabilitação em pacientes com doença cardíaca ou com insuficiência cardíaca.
Para programar treinamento de atletas.
Para diagnóstico diferencial da dispneia (falta de ar).