segunda-feira, 29 de abril de 2013

Aveia - Benefícios para a Saúde





              Níveis de colesterol mais reduzidos
Uma tigela de aveia cozida é a forma perfeita de começar o dia, especialmente se está a tentar evitar ou se sofre de doença cardíaca ou diabetes. A aveia, o farelo de aveia e os flocos de aveia contêm um tipo específico de fibra conhecida como beta-glucano. Os antioxidantes da aveia reduzem o risco de doença cardiovascular.
Devido ao elevado teor de fibras, a aveia ajuda a remover colesterol do sistema digestivo, que acabaria por chegar à corrente sanguínea. Actualmente, as últimas pesquisas sugerem que a aveia poderá ter um outro mecanismo que protege o coração. 

As avenantramidas, compostos antioxidantes específicos da aveia, ajudam a evitar que os radicais livres danifiquem o colesterol LDL, reduzindo assim o risco de doença cardiovascular.

Melhoria da resposta imunológica

Em estudos laboratoriais, o beta-glucano melhorou significativamente a resposta do sistema imunológico humano às infecções bacterianas. O beta-glucano não só ajuda os neutrófilos (o tipo mais abundante de células imunológicas) a aceder mais rapidamente até ao local infectado, como também aumenta a sua capacidade de eliminar as bactérias ali existentes.

Estabilização do açúcar no sangue


Foi demonstrado em estudos que o beta-glucano também tem efeitos benéficos na diabetes. Pacientes diabéticos do tipo 2 a quem foram dados alimentos com um teor elevado deste tipo de fibra ou alimentos ricos em farelo ou flocos de aveia registaram subidas do açúcar no sangue muito inferiores comparativamente com os pacientes a quem foi dado arroz branco ou pão. 

Começar o dia com um estabilizador de açúcar no sangue como a aveia pode ajudar a manter os níveis de açúcar no sangue sob controlo durante todo o dia, principalmente se durante o dia ingerir alimentos nutritivos ricos em fibras.